O monitor multiparâmetro de sinais vitais é um dos equipamentos indispensáveis na área hospitalar, especialmente para o monitoramento de procedimentos cirúrgicos e de UTI, em pacientes.
E para entender melhor o que é, como funciona e, principalmente, como contar com os melhores monitores em seu hospital ou clínica médica, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.
Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!
O que é monitor multiparâmetro?
O monitor multiparâmetro é um tipo de equipamento hospitalar que realiza a leitura dos sinais vitais do paciente em tempo real, possibilitando assim transmitir informações essenciais sobre as condições de saúde do paciente durante a internação ou durante um procedimento cirúrgico.
Na prática, esse modelo específico de monitor repassa à sua tela dados e gráficos sobre diferentes parâmetros de saúde da pessoa, tais como batimentos cardíacos, níveis respiratórios e pulso.
Sua aplicação é ampla dentro da área hospitalar e médica, podendo ser extremamente útil em diferentes campos de atuação, como em:
- UTIs (Unidades de Terapia Intensiva);
- Setores de emergência, com pronto-socorro e clínicas;
- Veículos de emergência, como ambulâncias e UTIs móveis;
- Salas de recuperação pós-cirúrgica;
- Ambulatórios;
- Clínicas médicas em geral;
- Centros cirúrgicos.
Como funciona o equipamento na prática?
O monitor de parâmetro de sinais vitais normalmente é instalado ao lado de macas e camas hospitalares, justamente para facilitar a conexão com o paciente internado ou em algum processo cirúrgico.
Tais equipamentos já possuem uma configuração de parâmetros sobre os sinais vitais considerados normais para o ser humano saudável, mas podem ser manualmente configurados de acordo com a necessidade de cada caso.
Se houver alguma discrepância sobre esses parâmetros por algum motivo de saúde do paciente, o equipamento automaticamente irá emitir alertas sonoros e visuais, avisando assim que será necessária uma intervenção médica imediata.
Então, por exemplo, quando há uma divergência dos parâmetros programados sobre a pressão arterial do paciente, o aparelho vai registrar e destacar os níveis na tela por meio de números e gráficos.
Quais os sinais vitais lidos no monitor multiparâmetro?
Hoje, existem diferentes modelos de monitores multiparâmetros no mercado, cada qual com funcionalidades e capacidades específicas de medição.
No entanto, de uma forma geral, este tipo de aparelho permite mensurar os seguintes parâmetros:
- Pressão arterial (Pressão Não Invasiva – PNI);
- Pressão invasiva (PI);
- Batimentos cardíacos (Eletrocardiograma – ECG/FC);
- Níveis de respiração (Respiração – RESP);
- Saturação de oxigênio (Oximetria de Pulso – SpO2);
- Temperatura corporal (Temperatura – TEMP);
- Nível de dióxido de carbono (Capnografia – EtCO2).
Em resumo, essas são algumas dicas e informações essenciais sobre esse equipamento considerado indispensável na área médica, em especial aquelas que englobam procedimentos cirúrgicos e internações em suas atividades.
E por se tratar de um equipamento de alto valor agregado, que demanda acessórios, consumíveis, manutenção e calibração de rotina, uma alternativa estratégica e muito mais vantajosa em relação à compra é o aluguel de monitores multiparâmetros.
Hoje, algumas empresas do ramo de equipamentos médicos oferecem esse serviço na forma de soluções e contam com uma ampla variedade de equipamentos a serem alugados, garantindo assim mais opções de escolha, fornecimento de acessórios, consumíveis e suporte técnico. Por serem especialistas, têm volume e escala, resultando numa redução de custos e alta disponibilidade dos equipamentos por parte do cliente.
Portanto, se quer saber mais sobre aluguel de monitor multiparâmetro de sinais vitais e/ou acessórios e consumíveis para monitores multiparâmetros, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e confira o catálogo completo da Hosp Trade.
Imagem: divulgação