Bomba de infusão: o que é e como funciona?

Entre os inúmeros equipamentos essenciais para os hospitais, vale destacar a importância da bomba de infusão para esses ambientes.

Afinal, é este equipamento o responsável por fornecer diferentes fluidos essenciais para o tratamento dos pacientes, tais como soro, medicamentos e até mesmo para a transfusão de sangue.

E hoje, existe uma grande variedade de modelos e tipos de bombas de infusão para hospitais, podendo inclusive ser alugadas ou comodatadas por meio de fornecedores especializados, o que gera diversos benefícios e redução de custos ao estabelecimento.

Quer saber um pouco mais sobre este dispositivo e como garantir a melhor solução para o seu hospital ou clínica? Então, continue até o final e confira as dicas!

Afinal, o que é bomba de infusão?

As bombas de infusão são equipamentos hospitalares que servem para controlar e transferir diferentes fluidos essenciais para o tratamento de pacientes, conforme administração e orientação médica.

Na prática, este aparelho consegue perfundir os líquidos, tais como medicamentos, soros e outros nutrientes, por meio de tubulações flexíveis e com o controle exato de volume e fluxo, seja por via venosa, esofágica ou arterial.

Quais os principais tipos de bombas de infusão e como funcionam?

Como bem destacamos, hoje há uma variedade grande de modelos e tipos de bombas de infusão para hospitais.

A seguir, destacamos algumas delas e suas principais características. Confira!

  • Bomba de infusão intratecal – esse modelo leva o líquido diretamente para a medula espinhal através de uma aplicação de um cateter feita sob a pele do abdome;
  • Bomba de infusão elastomérica – comumente usada para transportar medicamentos líquidos, tais como anestésicos, soros, analgésicos e antibióticos por meio da própria pressão do paciente;
  • Bomba de infusão peristáltica – esse modelo programa a pressão dos fluidos e os transmite através de tubos condutos ou seringas;
  • Bomba de equipo – são classificadas em três tipos: bomba de infusão parental (acesso endovenoso), bomba de infusão enteral (acesso pelo sistema digestivo) e bomba de infusão universal (acesso tanto por via parenteral, como enteral);
  • Bomba de seringa – tal modelo transfere os fluidos por via parenteral (diretamente nas cavidades do corpo). Elas podem ser encontradas de diferentes tipos: bomba de seringa inteligente, bomba de seringa monocanal ou bomba de seringa multicanal.

Onde e como alugar ou receber uma bomba de infusão em comodato?

Como bem destacamos no início, a bomba de infusão é um equipamento médico-hospitalar disponível para locação ou comodato no mercado, o que dispensa grandes investimentos e a necessidade de compra para o seu estabelecimento.

Assim, há empresas especializadas no fornecimento de aparelhos profissionais para hospitais e clínicas, que oferecem muito além do equipamento em si.

Por exemplo, a Hosp Trade é uma fornecedora especializada nesse tipo de solução e, entre as inúmeras opções de locação ou comodato, em seu catálogo, destaca-se a variedade de bombas de infusão.

A partir de um contrato e parceira com a empresa, você ainda conta com atualizações constantes dos equipamentos locados, manutenção profissional e calibração frequente, sem nenhuma burocracia.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre bombas de infusão para ambientes hospitalares, seus principais tipos e modelos e, claro, sobre a vantagem da locação desse tipo de equipamento por meio de fornecedores especializados.

E se você quer saber mais informações e fazer um orçamento de aluguel ou comodato de uma bomba de infusão, não deixe de conversar com nossos especialistas.

Imagem: divulgação

Previous Post
Newer Post
Cart

Nenhum produto no carrinho.