A terapia por alto fluxo de oxigênio, ou também conhecida como Oxigenoterapia de alto fluxo, é um procedimento não invasivo e que proporciona aos pacientes com alguma deficiência respiratória, ar em quantidade e qualidade adequada para a sua respiração.
Em tempos de pandemia, a terapia por alto fluxo de oxigênio teve um papel fundamental e ajudou a salvar inúmeras vidas ao redor do mundo.
E hoje, para conhecer um pouco mais sobre tal procedimento e conferir o que há de mais completo e moderno em acessórios para oxigenoterapia, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.
Vamos conferir? Então, boa leitura!
O que define uma terapia de alto fluxo de oxigênio?
Como bem resumido mais acima, a terapia de alto fluxo de oxigênio é um procedimento não invasivo indicado para pacientes com algum tipo de insuficiência respiratória hipoxêmica aguda, assim como ajuda a prevenir uma possível intubação.
Na prática, a oxigenoterapia leva ao paciente ar umidificado, aquecido e com enriquecimento de oxigênio, a fluxos elevados, possibilitando assim uma respiração mais qualificada e saudável para o enfermo.
Quando esse tipo de terapia é recomendado?
A terapia de alto fluxo de oxigênio é recomendada para todo paciente com insuficiência respiratória aguda, tais como casos de asma em níveis avançados, crises de bronquite, doenças pulmonares, apneia do sono, presença de fibrose pulmonar, displasia bronco pulmonar, entre muitas outras.
Em resumo, a oxigenoterapia é recomendada para os pacientes que apresentam baixa oxigenação em suas vias respiratórias e, consequentemente, baixa concentração de oxigênio no sangue ou quando o procedimento suplementar tradicional (baixo fluxo) não for suficiente.
Como é realizada a oxigenoterapia de alto fluxo?
A terapia de alto fluxo de oxigênio pode ser realizada por meio da rede de gases do hospital/cilindros de ar e O2, de um ventilador mecânico (respirador, que possua essa função), de um sistema montado ou com um equipamento dotado de turbina, que pressuriza o ar e o disponibiliza ao paciente.
Tal escolha de procedimento fica a critério do médico, fisioterapeuta e da sua equipe de suporte, geralmente levando em consideração o estilo de vida e as condições de cada paciente, assim como a concentração de oxigênio demandada.
Em outras palavras, tal decisão considera, por exemplo, a idade, resistência física, volume de ar necessário para a respiração, presença de doenças respiratórias, custos etc.
Hoje, com o advento de novas tecnologias e acessórios, o procedimento pode ser aplicado com uma cânula nasal de alto fluxo especial bi-nasal e com um circuito respiratório aquecido, que deve levar ar aquecido e umidificado até os pulmões do paciente.
Tal sistema é configurado tipicamente entre 30 e 50l/min, o que é considerado um alto fluxo e que permite fornecer concentrações de oxigênio inspiratório mais constantes que outras terapias convencionais.
Além disso, esses sistemas com o uso de cânulas nasais de alto fluxo (CNAF) podem servir para o levar embora o CO2 expirado do espaço morto inspiratório nas vias aéreas com oxigênio enriquecido.
Quais as tecnologias e acessórios indicados?
(CNAF – cânula nasal de alto fluxo)
Entre os acessórios mais indicados para uma terapia por alto fluxo de oxigênio, vale destacar os seguintes:
- Fonte de Ar e O2 para alto fluxo (rede de gases/cilindros, ventilador/respirador ou equipamento c/ turbina);
- CNAF (cânula nasal de alto fluxo);
- Circuito respiratório (kit com traqueias, jarra umidificadora, conector em T – tipo batman, mangueiras, etc).
Em resumo, essas são algumas dicas e informações básicas sobre a terapia por alto fluxo de oxigênio, ou oxigenoterapia, suas principais aplicações e os acessórios essenciais para o seu uso.
Quer saber mais sobre o tema e onde encontrar tais insumos? Então, converse agora com um de nossos especialistas e conheça os produtos da Hosp Trade.
Imagem: divulgação