Capnografia: o que é, onde pode ser usada e em quais equipamentos?

Nos últimos anos, a monitoração de pacientes passou por uma transformação tecnológica sem precedentes em diversos aspectos e, entre as inúmeras inovações e evoluções desta área, vale destacar um parâmetro de extrema importância e que tem contribuído para o acompanhamento e tratamento de diferentes enfermidades e em cirurgias: a capnografia (EtCO2).

De forma resumida, trata-se de um indicador em tempo real da concentração ou pressão parcial de dióxido de carbono nas vias respiratórias.

E para conhecer um pouco mais sobre este assunto, sua importância para a área médica e o que há de mais moderno em termos de tecnologias para a capnografia, nós preparamos este post com informações e dicas úteis.

Vamos conferir? Boa leitura!

Afinal, o que é capnografia?

Como bem destacado, a capnografia é um modelo de medição de dióxido de carbono nas vias respiratórias, que permite visualizar através de uma curva (imagem gráfica) mensurar os índices exatos de EtCO2, indicando assim problemas de insuficiência, ou mesmo, de paradas respiratórias no paciente analisado.

Logo, a capnografia é amplamente utilizada para monitorar pacientes em uso de respirador nas unidades de terapia intensiva e durante procedimentos cirúrgicos que englobem o uso de alguns tipos anestesia, com o uso de aparelho de anestesia. Nos últimos anos, esta ferramenta tem auxiliado médicos, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde a agirem e a evitarem danos maiores aos pacientes com problemas respiratórios dos mais variados tipos.

E onde a capnografia pode ser aplicada?

A nível de aplicabilidade, a capnografia é amplamente usada em diferentes situações de insuficiência respiratória, na condução de determinados planos de anestesia, e em casos de PCR (Paradas cardiorrespiratórias), bem como em atendimentos emergenciais de ambulâncias, em que a ferramenta pode servir como recurso para avaliar o posicionamento do tubo endotraqueal.

Além disso, o monitoramento de manobra de ressuscitação cardiopulmonar pode ser também um exemplo de aplicação da capnografia na área médica.

Nesse caso, quando os indicadores de ETCO2 ficarem abaixo de 10mmHg por, pelo menos, 20 minutos ou mais, eles podem indicar insucesso da tentativa de retomada da circulação espontânea do paciente.

 

E qual equipamento normalmente é utilizado para monitorar a capnografia?

(sensor de capnografia, sensor com adaptador conectado e adaptador de via aérea descartável)

No início, quando o parâmetro foi disponibilizado para a área da saúde, era comum que esse parâmetro fosse lido por monitor dedicados (stand alone), que efetuavam somente a leitura da capnografia.

Como destacado, a área hospitalar vem passando por inúmeras transformações tecnológicas e a capnografia é uma das maiores provas disso.

De alguns anos para cá, monitores multiparâmetros, ventiladores pulmonares (respiradores) e aparelhos de anestesia passaram a contar com a inclusão desse parâmetro (na maioria das vezes como um opcional) tornando os equipamentos mais eficientes para o seu fim.

Dentre as tecnologias de capnografia disponíveis no mercado podemos destacar a mainstream, de leitura proximal. Em linhas gerais a preferida dos profissionais da saúde.

A partir dela, o monitoramento é feito por um sensor conectado entre o tubo endotraqueal e o circuito do paciente, o qual possibilita uma leitura rápida e precisa dos níveis de CO2 nas vias áreas.

Entre os acessórios necessários para monitorar capnografia mainstream, vale listar os seguintes:

  • Adaptador de via aérea descartável;
  • Adaptador de via aérea reusável;
  • Sensor de capnografia mainstream (compatível com a tecnologia disponível no equipamento que realizará a monitoração).

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis inerentes ao parâmetro de capnografia, em quais equipamentos costuma ser utilizada, bem como a sua importância como ferramenta no monitoramento de situações dos riscos respiratórios para o paciente.

Gostou? Quer saber mais sobre o tema e sobre acessórios para capnografia mainstream? Então, acesse o nosso site e confira as novidades.

Imagem: divulgação

Newer Post
Cart

No products in the cart.