Capnografia mainstream e sidestream: saiba as diferenças!

Para entender melhor as diferenças entre a Capnografia mainstream e sidestream é preciso ir um pouco além do conhecimento prático e entender um lado mais técnico que caracterizam essas duas tecnologias de monitorização do CO2 expirado.

E é justamente isso que faremos ao longo deste artigo, trazendo dicas e informações úteis sobre cada um desses tipos, suas vantagens e desvantagens na prática.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!

Conheça os dois principais tipos de capnografia

Basicamente, a capnografia se resume a um monitoramento médico-hospitalar da concentração de dióxido de carbono nas vias respiratórias do paciente e, como bem veremos, há dois métodos comuns utilizados hoje: o mainstream e sidestream!

Conheça suas principais diferenças:

Capnografia mainstream

Na prática, a capnografia mainstream se diferencia da sidestream por utilizar um sensor fixado no circuito paciente (leitura proximal) e que, por sua vez, serve para medir a concentração de CO2 em tempo real em cada fase respiratória.

Por essa característica e localização do sensor, este tipo de capnografia acaba sendo considerada mais eficiente e com resultados muito mais rápidos e confiáveis.

Capnografia sidestream

Já no caso da capnografia sidestream, é instalado um “T” no circuito paciente, no qual é possível tomar uma amostragem por meio de um cano bem fino, que a aspira até o monitor ou módulo do capnógrafo (leitura distal).

Além disso, na entrada do equipamento, há um sistema especial de proteção contra a aspiração de líquidos, o que faz bloquear qualquer passagem da amostra no caso de saturação, evitando assim possíveis problemas no interior do monitor e de seu sensor.

Quais as vantagens e desvantagens da capnografia mainstream e sidestream?

Depois de conhecer as características da capnografia mainstream e sidestream, podemos notar que a principal diferença entre os dois modelos se refere à localização do sensor.

No entanto, na prática, esse simples detalhe pode trazer vantagens e desvantagens em relação ao uso do aparelho, conforme destacaremos com mais detalhes a seguir. Confira!

Vantagens e desvantagens da capnografia mainstream
  • Medição muito mais rápida e precisa;
  • Não possui tubo de amostragem;
  • Sem atrasos na leitura (delay);
  • Adequado para todos os tipos de pacientes (neonatal, pediátrico e adulto);
  • Sensor requer mais cuidado (por ser proximal).
Vantagens e desvantagens da capnografia sidestream
  • Custo de reposição do conector, linha de amostra e filtro/dreno (descartáveis);
  • Atraso na leitura (delay);
  • Não é indicado para pacientes neonatos e alguns pediátricos;
  • Menos sustentável (por conta dos consumíveis descartáveis);
  • Pode apresentar interferências/falhas na leitura (imprecisão).

Em resumo, essas são as principais diferenças entre a capnografia mainstream e sidestream e, como bem vimos, apesar de ambas serem amplamente utilizadas no mercado, hoje, a primeira opção apresenta mais vantagens e benefícios práticos, tanto na precisão da medição do CO2, em tempo real, informada aos profissionais, como para a segurança dos pacientes.

E se você quer saber mais detalhes e onde encontrar vários modelos de sensores de capnografia, adaptadores de via aérea ou alugar monitores com capnografia / capnógrafos mainstream , não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça os diferencias da Hosp Trade.

Imagem: divulgação

Previous Post
Newer Post
Cart

Nenhum produto no carrinho.